Nesse artigo vou mostrar um modelo de Portfólio pronto “NÚCLEO COMUM DA SAÚDE”
Esse modelo foi desenvolvido para todos os estudantes que solicitaram esse modelo
Ele está disponível para download (baixar) no link a baixo do vídeo.
Vídeo Mostrando o Portfólio Núcleo Comum da Saúde
NÚCLEO COMUM DA SAÚDE
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Se você digitar a palavra “saúde” em um site de busca, aparecerá a seguinte definição Saúde substantivo feminino 1. estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar Saúde, desse modo, abrange ao mesmo tempo o bem-estar físico, mental e psicológico. Esse é o nosso ponto de partida. A partir dela, analise a situação problema a seguir. A SGA você pode baixar no ambiente do aluno AVA.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Imagine que você trabalha em um hospital. Sua rotina de trabalho é bastante estressante, uma vez que lida com questões muito sérias cotidianamente. No ano de 2020, com a pandemia de coronavírus, que já causou centenas de milhares de mortes pelo mundo, essa rotina ficou ainda mais intensa e desgastante. Além das questões ligadas diretamente ao trabalho e dos desconhecimentos sobre a referida doença, você tem medo de se infectar e, também, de infectar seus familiares.
A partir dessa situação, você deverá analisar o modo como a pandemia do coronavírus tem afetado os profissionais da saúde.
Os profissionais e os trabalhadores de saúde envolvidos direta e indiretamente no enfrentamento da pandemia estão expostos cotidianamente ao risco de adoecer pelo coronavírus, sendo que a heterogeneidade que caracteriza este contingente da força de trabalho determina formas diferentes de exposição, tanto ao risco de contaminação quanto aos fatores associados às condições de trabalho. Problemas como cansaço físico e estresse psicológico, insuficiência e/ou negligência com relação às medidas de proteção e cuidado à saúde desses profissionais, ademais, não afetam da mesma maneira as diversas categorias, sendo necessário atentar para as especificidades de cada uma, de modo a evitar a redução da capacidade de trabalho e da qualidade da atenção prestada aos pacientes.
Ou seja, apesar de todos estarmos passando pela mesma situação, as autoras destacam que a situação desse profissional é ainda mais problemática, haja vista sua proximidade real e diária com a doença e a não possibilidade de realização do isolamento social. Nesse sentido, Os profissionais de saúde constituem um grupo de risco para a Covid-19 por estarem expostos diretamente aos pacientes infectados, o que faz com que recebam uma alta carga viral (milhões de partículas de vírus). Além disso, estão submetidos a enorme estresse ao atender esses pacientes, muitos em situação grave, em condições de trabalho, frequentemente, inadequadas (2020, p. 3466).
Em outro estudo sobre os profissionais da saúde concluiu-se que 78% dos profissionais de saúde tiveram sinais de síndrome de Burnout no período da pandemia. A prevalência foi de 79% entre médicos, 74% entre enfermeiros e 64% entre técnicos de enfermagem. Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, associado à atividade profissional, que causa esgotamento físico e mental.
Após as leituras, vocês deverão escrever um texto que contemple as seguintes questões:
1 Como questões éticas se intensificam em momentos como este, de pandemia, em que o tratamento dos pacientes e a qualidade de vida do trabalhador tornam-se, ainda mais, centros de preocupação;
2 As relações mais hibridas entre trabalho e vida, ou seja, entre as atividades produtivas que desempenhamos e nossa vida como um todo, principalmente tendo em vista o aumento das doenças entre os profissionais da saúde nesse contexto;
3 Ao refletir sobre a importância da saúde física, mental e psicológica do trabalhador, de acordo com seu contexto social e cultural, é fundamental levar em consideração o princípio do “cuidado ao cuidador”, já que se trata de profissionais que lidam diretamente o desafio de promoção e preservação da saúde junto a pacientes com variados estados de padecimento. Analise e exemplifique que tipo de iniciativas poderiam ser promovidas para garantir o “cuidado ao cuidador”, em âmbito público, privado e mesmo civil.
Como uma sugestão possível de leitura, apresentamos o artigo “Cuidando do cuidador: grupo de funcionários no Hospital Geral”.
4 A exposição dos profissionais da área da saúde ao Coronavírus, além das condições de trabalho frequentemente inadequadas, com sobrecarga de trabalho, bem como a gravidade dos pacientes, podem determinar situações com potenciais implicações para a segurança do paciente e qualidade da assistência em saúde. Desse modo, defina o que é cultura de segurança do paciente, sua importância, e quais estratégias podem ser utilizadas para a que ela possa ser empregada nos serviços de saúde.
Agora segue modelo de Portfólio Pronto NÚCLEO COMUM DA SAÚDE com todas as respostas para essas questões referente a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA).
1 INTRODUÇÃO
Todos os profissionais de saúde devem manter seu equilíbrio físico, mental e social sendo fundamental para garantir não só a saúde, mas também o bem-estar e produtividade dos trabalhadores. Estes cuidados e assistência adquirido adequadamente será possível minimizar o aparecimento de algumas doenças em qualquer ambiente.
(Clique aqui para Baixar Material Completo)
1 DESENVOLVIMENTO
Historicamente o trabalho dos profissionais de saúde em hospitais tem se desenvolvido de forma onde as equipes que atuam no hospital contam com um grupo de profissionais que atua de maneira independente e pouco interativa entre si, ainda que estejam atendendo o mesmo caso. Também o psicólogo, ao adentrar o espaço hospitalar, sofreu influências do modelo instituído
Para profissionais de saúde diretamente ligados ao atendimento de casos de COVID-19, existem alguns fatores estressores além dos que já ocorrem nos serviços de saúde em geral. Cuidar de pacientes que sofrem de COVID-19 pode ter um efeito emocional importante. É comum se sentir sobrecarregado e sob pressão, mas é importante lembrar que o estresse deste momento não significa fraqueza ou incompetência profissional. É tão necessário cuidar da saúde mental quanto da física. Alguns dos fatores de risco relacionados ao sofrimento psíquico dos profissionais de saúde são:
Médicos e enfermeiros são os principais personagens no combate à pandemia de Covid-19. O sucesso desta empreitada, portanto, depende não apenas da estrutura hospitalar, mas da própria condição física e mental desses profissionais.
(Clique aqui para Baixar Material Completo)
Veja no modelo completo as Questões éticas, relações hibridas, a importância da saúde física, mental e psicológica do trabalhador também A exposição dos profissionais da área da saúde ao Coronavírus, além das condições de trabalho frequentemente inadequadas. (Clique aqui para Baixar Material Completo)
1 CONSIDERAÇÕES FINAIS
A vida dos profissionais de saúde são muito arriscados e agora com esta pandemia muitos se encontram tão vulneráveis quanto os demais indivíduos civis. Por estarem expostos diretamente aos pacientes infectados, o que faz com que recebam uma alta carga viral (milhões de partículas de vírus). (Clique aqui para Baixar Material Completo).
GANHE ESSE MODELO NÚCLEO COMUM DA SAÚDE ADQUIRINDO O E-BOOK (Clique aqui).
Aqui é a Luiza Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.