Como fazer a Contracapa do Portfólio? A seguir iremos ensinar como realizar a construção e formatação da contracapa de um trabalho acadêmico, esta também é conhecida como folha de rosto, seguindo as normas estabelecidas pela ABNT.

Contracapa – é realizada em duas páginas, utilizando frente e verso, que devem estar localizadas logo após a capa. Primeiro iremos descrever os elementos presentes na “parte da frente” da contracapa.

Como fazer a Contracapa do Portfólio

1 – Nome do Autor

Deve-se seguir as mesmas orientações da capa, ou seja, nomes completos em ordem alfabética, caso haja mais de um autor, é a primeira informação da folha de rosto e deve ser elaborada respeitando a formatação abaixo:

Acesse Agora nossa Página de Trabalhos Acadêmicos…Saiba mais Clicando aqui.

2 – Título do Trabalho

O título é a segunda informação que deve ser inserida logo após o nome do autor

3 – Subtítulo do Trabalho

Caso haja um subtítulo, ele deve ser inserido após o título, depois de dois-pontos (“ : ”), sua formatação deve ser a seguinte:

4 – Nome do Curso e Objetivo do Trabalho

Aqui você deve indicar o nome do curso, assim como o tipo do curso (ensino médio, graduação, pós-graduação, etc.), também deve ser apresentado o objetivo do trabalho, ou seja, para qual finalidade esse trabalho foi desenvolvido (obtenção de bacharel, licenciatura, entre outros.).

Acesse Agora nossa Página de Trabalhos Acadêmicos…Saiba mais Clicando aqui.

5 – Nome do Orientador

Neste item deve ser informado o nome completo do professor orientador, logo após o nome do curso e objetivo do trabalho. Obedecendo a seguinte formatação:

6 – Cidade no Qual o Trabalho foi Desenvolvido

Deve ser indicado na parte inferior da página.

7 – Ano no qual o trabalho foi realizado

Este item deve estar localizado logo abaixo da cidade na parte inferior da página.

8 – Margens

Seguindo as normas da ABNT, as margens devem seguir a mesma formatação em todo o trabalho, não só na contracapa.

A seguir será descrito os itens que devem estar no verso da contracapa, esta parte conta com apenas dois elementos, são eles:

1 – Autorização de publicação – aqui o autor fornece permissão para o seu trabalho possa ser divulgado em endereços eletrônicos e nos meios convencionais.

Exemplo de texto:

“Autorizo a divulgação ou reprodução total ou parcial deste trabalho por qualquer meio convencional ou eletrônico, para fins de estudo e pesquisa, desde que citada a fonte.”

2 – Ficha catalográfica – as informações apresentadas aqui devem estar de acordo com as normas do Código de Catalogação Anglo-Americano, esse padrão é seguido em todo o Brasil.

Aqui devem estar registrados os dados bibliográficos que permitem a identificação do trabalho em um acervo. Devem incluir nome do autor, número de folhas, tipo de trabalho (TCC, tese ou monografia), palavras-chave de acordo com o conteúdo do trabalho. Sua formatação deve ser a seguinte:

Texto centralizado.

Agora você sabe Como fazer a Contracapa do Portfólio, mas se ainda tem dúvidas, veja esse vídeo abaixo que vai te auxiliar ainda mais na elaboração do Portfólio…

Veja o vídeo como Elaborar um Portfólio passo a passo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *